Gerador de corrente contínua
Instituto de Física
Laboratório de Física XX
Laboratório 5 – Gerador de Corrente Contínua
Data: Turma: Instrutor:
Alunos:
O experimento teve como objetivo obter a curva característica de tensão versus corrente do gerador de corrente contínua; determinar experimentalmente a força eletromotriz (fem) e a resistência interna da fonte de tensão e analisar as curvas de potência (P x R) e de rendimento (η x R) da fonte de tensão.
Introdução Teórica
Força eletromotriz (Fem), geralmente denotada como ε, é a propriedade de um dispositivo, que tende a produzir corrente elétrica num circuito.
A força eletromotriz é uma grandeza escalar e não pode ser confundida com uma diferença de potencial elétrico (ddp), apesar de ambas terem a mesma unidade de medida, o V (Volt). A ddp entre dois pontos é o trabalho por unidade de carga que a força eletrostática realiza sobre uma carga que é transportada de um ponto até o outro, a ddp entre dois pontos independe do caminho ou trajeto que une um ponto ao outro. A força eletromotriz é o trabalho por unidade de carga que uma força não-eletrostática realiza quando uma carga é transportada de um ponto a outro por um particular trajeto, isto é, a força eletromotriz, contrariamente da ddp, depende do caminho.
Todos os materiais exercem uma certa resistência, por menor que seja, ao fluxo de elétrons, o que provoca uma perda indesejada de energia (efeito Joule). Com os geradores não é diferente, ou seja, enquanto a corrente passa do pólo negativo para o positivo, há uma perda de energia devido à resistência interna do próprio dispositivo.
Assim sendo, a energia que chegará no resistor conectado ao gerador não será total, visto que, a ddp entre os terminais do gerador e os terminais do resistor serão diferentes. Não existem geradores cuja força eletromotriz seja igual a ddp do resistor, uma vez que todo e qualquer material exerce