Gerador de corrente continua
Um disjuntor diferencial, ou disjuntor diferencial residual (DR), é um dispositivo de proteção utilizado em instalações eléctricas. Permite desligar um circuito sempre que seja detectada uma corrente de fuga superior ao valor nominal. A corrente de fuga é avaliada pela soma algébrica dos valores instantâneos das correntes nos condutores monitorizados (corrente diferencial).
Características básicas:
Os Dispositivos DR, Módulos DR ou Disjuntores DR de corrente nominal residual até 30ma, são destinados fundamentalmente à proteção de pessoas, e os de correntes nominais residuais de 100mA, 300mA, 500mA, 1000mA ou ainda superiores a estas, são destinados apenas a proteção patrimonial.
Dispositivo DR ou Interruptor DR:
É um dispositivo de seccionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos quando ocorrer uma corrente de fuga à terra. O circuito protegido por este dispositivo necessita ainda de uma proteção contra sobrecarga e curto circuito.
Disjuntor DR:
É um dispositivo de seccionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos quando ocorrer uma sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga à terra. É recomendado nos casos onde existe a limitação de espaço.
Módulo DR:
É um dispositivo destinado a ser associado a um disjuntor termomagnético, adicionando a este a proteção diferencial residual, É recomendado para instalações onde a corrente de curto circuito for elevada. Recomenda-se a maior atenção quando se trata de instalações elétricas. Um fio descascado, uma tomada ou um interruptor com defeito podem colocar em risco pessoas e bens. São frequentes os problemas associados a mau isolamento em aparelhos ou eletrodomésticos. Superfícies com que se lida quotidianamente e consideradas geralmente seguras, como o registro do chuveiro, o painel de uma máquina de lavar, podem tornar-se causas de eletrocussão. O Dispositivo DR atua em quaisquer umas destas situações, sempre que uma fuga de