Maieutica socrates
O criador da Maiêutica (Sócrates) nasceu em IV A.C, em Atenas, Grécia, um vilarejo pobre, ficava fora das muralhas da cidade, filho de Safrônico escultor e Fenaretes, parteira, era um homem que tinha uma vida simples, até na forma de se vestir, andava descalço pelas ruas e nunca se preocupou quanto á isso, na época, todas as famílias, dependiam de escravos para exercerem todos os serviços, eles já faziam por si mesmos, aumentando assim as críticas alheias.
Enquanto à família, teve duas esposas, a primeira foi Xântipe e a segunda foi Mirto, teria vivido com ambas ao mesmo tempo, pois na época, era permitido, devido á falta de homens em Atenas, teve cinco filhos três com a primeira e dois com a segunda esposas.
Como trabalho, primeiramente exerceu a profissão do pai, mas na verdade, mais atrapalhava do que ajudava, sendo criticado pelos seus amigos, em um dia foi levado junto de sua mãe a realizar um parto difícil, vendo o trabalho da mãe Sócrates "filosofou" sobre o assunto e concluiu que de certa maneira ele também era um parteiro, pois o conhecimento está dentro das pessoas e ele poderia fazer nascer tal conhecimento, não demorou muito e sua real vocação falou mais alto, partiu então a aprender filosofia, onde foi discípulo de Anaxágoras e Arquelau, onde ele conhecia as doutrinas dos mesmos e de Parmênides, Heráclito, além dos sofistas. Seu talento logo se destacou sendo considerado, o mais sábio de todos os homens. Por testemunhos de toda a antiguidade, foi considerado o mais esclarecedor e virtuoso dos filósofos, sendo também, fundador da filosofia moral na Grécia, aprendeu música e literatura.
Inteiramente dedicado à filosofia, Sócrates não se distraia com os trabalhos domésticos e nem com a política, era movido por um comportamento ético e íntegro, a elevada cultura ateniense do período fez com que sua educação fosse baseada na meditação, ele acreditava não ser possível filosofar se as pessoas não