Atps fisica
ATPS MECÂNICA GERAL
(GUINDASTE – GRUA)
ATPS MECÂNICA GERAL
(GUINDASTE – GRUA)
TRABALHO DA DISCIPLINA DE MECÂNICA GERAL
PROFESSOR VASCO
3° SEMESTRE – TURMA A PERÍODO NOITE
SJC – Maio 2013
Etapa 1
Passo 1
Os guindastes são umas das principiais ferramentas para a construção de grandes edificações. Para o bom funcionamento de um guindaste ele deverá ser constituído de:
Base: Suporta o guindaste. Fica fixada em uma enorme base de concreto. É impressionante como super-máquinas como essa se mantém estáveis sem haver nenhum cabo de sustentação. O principal elemento que garante essa sustentação é a base, onde grandes chumbadores são embutidos profundamente no concreto. Essas bases medem em torno de 10 m x 10 m x 1,3 m e pesam em torno de 182 mil kg.
Mastro: É a unidade que dar altura ao guindaste;
Lança: Dotada de um carro com roldanas que corre ao longo de seu comprimento, é a parte do guindaste que suporta a carga;
Eixo vertical: Possui um elevador e cabos de aço internamente para que seja de responsável pelo equilibio.
Eixo horizontal: É um eixo assimétrico que possui uma seção curta e outra longa. Na parte curta possui um contra peso de blocos de concreto e sua seção longa carrega o equipamento responsável pelo içamento. No topo possui uma cabine para o operador.
Princípios Mecânicos
Todos os guindastes seguem um principio mecânico constituindo de:
Alavanca: permite que uma carga pesada unida à extremidade mais curta do eixo possa ser içada por uma força menor aplicada no sentido oposto (extremidade mais longa do eixo). A relação do peso da carga à força aplicada é igual à relação dos comprimentos do braço mais longo e do braço mais curto, e é chamada a vantagem mecânica.
Polia: Um guindaste de jib possui um suporte inclinado (o jib), esse suporta um bloco de polia fixo. Os cabos são enrolados varias vezes em volta de um bloco fixo e presos a um outro bloco