ATPS Fisica
Prática feita para o curso de Engenharia Elétrica da Universidade Anhanguera Uniderp, com propósito de avaliação da Disciplina de Física II para a obtenção e atribuição de nota de Atividade Avaliativa.
CAMPO GRANDE - MS
2014
ATPS: Atividade prática supervisionada
CAMPO GRANDE - MS
2014
A resolução desta ATPS (atividade pratica supervisionada) tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos obtidos dentro de sala. Na etapa 1 iremos provar através da resolução de alguns exercícios as aplicações com exatidão das leis de Newton no caso a segunda lei como exemplo o acelerador LHC. Veremos depois através dos exercícios resolvidos da etapa 2, que a variação na força do sistema pode alterar todo o movimento que estava ocorrendo com sistema.
PRIMEIRA ETAPA
Aula Tema: Leis de Newton
Passo 1
Supor um próton que voa no interior do anel do LHC, numa região que o anel pode ser aproximado por um tubo retilíneo, conforme o esquema da figura 3. Supondo ainda que nessa região, o único desvio da trajetória se deve à força gravitacional Fg e que esse desvio é corrigido (ou equilibrado) a cada instante por uma força magnética Fm aplicada ao próton. Nessas condições, desenhar no esquema o diagrama das forças que atuam sobre o próton.
Passo 2
Supondo que seja aplicada uma força elétrica Fe = 1,00 N sobre o feixe de prótons. Sabe-se que em média o feixe possui um número total n = 1x1015 prótons. Se essa força elétrica é responsável por acelerar todos os prótons, qual é a aceleração que cada próton adquire, sabendo-se que sua massa é mp = 1,67 JJ10-24 g.
Atenção: Desprezar a força gravitacional e a força magnética.
F=m. a
Dados: Fe=1N np=1.10^15prótons Mp=1,67.10^-24g=>1,67.10^-27Kg a=? 1=1,67.10-27x1.1015x a
a=5,99.1011