territorio riograndense
O Rio Grande do Sul possuí um território de 268.781,896 km² ocupando um pouco mais de 3% do território brasileiro e tendo como limites o estado de Santa Catarina ao norte, o oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul e a Argentina a oesteEstá dividido em 496 municípios. Segundo pesquisas realizadas em 2010, o Rio Grande do Sul possui 10,7 milhões de habitantes correspondendo a 6% da população nacional. A densidade demográfica é de 39,8 hab./km². As cidades mais populosas são: Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas e Santa Maria Planície litorânea com restinga e areia, planaltos a oeste e a noroeste e depressão no centro são características do relevo.Apresenta, em sua maior parte, relevo baixo, com setenta por cento de seu território a menos de 300m de altitude. O ponto mais elevado é a serra Geral, com 1.398 metros de altitude.
Planície costeira : Também conhecida como planície litorânea. Toda a fachada leste do estado é ocupada pela planície litorânea, que consiste em terrenos arenosos com cerca de 500 km de extensão no sentido nordeste-sudoeste e largura variável.
Planalto Dissecado de Sudeste (Serras de Sudeste): o planalto dissecado de sudeste compreende um conjunto de ondulações cujo nível mais alto não ultrapassa 500 m. Trata-se de um planalto antigo, cuja superfície tabular só foi preservada entre alguns rios. O conjunto está dividido, pelo vale do rio Camaquã, em duas grandes unidades, uma ao norte e outra ao sul, denominadas serras de Herval e Tapes, respectivamente
Depressão Central: Constituída por terrenos da era paleozóica, forma um arco em torno do planalto dissecado de sudeste, envolvendo-o dos lados norte, oeste e sul. Forma um amplo corredor com aproximadamente cinquenta quilômetros de largura média e 770 km de extensão, dos quais 450 no sentido leste-oeste, 120 no sentido norte-sul e 200 no sentido oeste-leste.
Planalto Basáltico: Representa a porção sul do Planalto Meridional do Brasil. O norte e parte do oeste