Título
DEPARTAMENTO DAS CLÍNICAS
POLO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Prof.ª Dra. Maria Cristiane Pestana Chaves
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
- Função da ocitocina -
Caroline Mendes de Freitas Braga
SÃO LUIS- MA
MAIO-2013
* INTRODUÇÃO
A ocitocina atua a nível da musculatura lisa do útero e da glândula mamária, onde é responsável pela contração uterina e das células que envolvem os alvéolos glandulares, respectivamente. Juntamente com a ocitocina, atua a prolactina, responsável pela manutenção da lactação. A descida do leite só será efetiva devido a um conjunto de fatores intrínsecos e extrínsecos, como presença do filhote e a sucção do mamilo. O desenvolvimento e crescimento dos ductos mamários, realizado pelo estrógeno, e a produção lactífera, estimulada pelo hormônio do crescimento, são exemplos de outros papeis hormonais que atuam sobre a glândula mamária.
* OBJETIVO
Visualizar o efeito da ocitocina sobre a glândula mamária em rata em lactação.
* MATERIAIS E MÉTODOS
* Duas placas de petri * Soro fisiológico NaCl 0,9% * Hormônio ocitocina * 2 seringas * Tesoura * Éter * Algodão * Pinça anatômica * Thiopentax
* RESULTADOS E DISCUSSÕES
Para a eutanásia do animal, foi aplicado Thiopentax pela via intraperitoneal, além da utilização de éter para a perda da coordenação motora da rata em lactação para que pudesse ser feita a contenção. Feito isso, a porção caudal da linha alba foi seccionada, seguida da retirada de dois fragmentos da glândula mamária. Ambos foram colocados em placas de petri distintas, sendo que em um foi gotejado soro fisiológico e no outro ocitocina. jjjjj Após um tempo ambos os fragmentos continham leite, porém o que recebeu doses do hormônio apresentou uma quantidade maior de leite devido à contração das células mioepiteliais da glândula, ratificando a função hormonal.
* CONCLUSÃO
A aula prática