Responsabilidade Social da Empresarial
ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS
CURSO DE DIREITO
JOBER PABLO ZORTÉA, PATRICYA CAMARGO SUSIN, ROBSON
JOUBERT DOS SANTOS, THAIS PRISCILA MALDANER RINALDI
RESPONSABILIDADE SOCIAL - EMPRESA COPERCAMPOS
JOAÇABA – SC
2013
2
SUMÁRIO
3
1. INTRODUÇÃO
Atualmente
a
Copercampos
destaca-se
entre
as
cooperativas
agropecuárias de Santa Catarina, ocupando a 3ª posição em faturamento. Com matriz em Campos Novos, município reconhecido como “Celeiro Catarinense”, têm suas principais atividades focadas na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. Hoje são mais de 40 unidades distribuídas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A Copercampos atua principalmente no Meio Oeste e Planalto Sul de
Santa Catarina, onde se concentram as principais unidades. Com o crescimento da cooperativa sua área de atuação foi ampliada, com unidades implantadas nas regiões do Alto Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Sul do estado, expandindo-se também ao norte do Rio Grande do Sul.
Diante do envolvimento e atuação em nossa região, é que a escolhemos para elaborarmos nosso trabalho, com o fim de verificar quais são as ações que a mesma proporciona à sociedade.
4
2. HISTÓRIA
O Projeto inicial era construir apenas um armazém para a produção de trigo e, um frigorífico para abate de gado de corte, atividade de destaque no município naquela época. Dia 08 de novembro de 1970, nove horas da manhã.
O salão paroquial da Igreja Matriz de Campos Novos foi palco da pioneira iniciativa de 100 produtores que acreditaram no projeto de constituição de uma cooperativa que é referência no setor agropecuário, a Cooperativa Regional
Agropecuária de Campos Novos.
O trigo era a principal cultura agrícola na região na década de 70. Aliás, foi justamente a busca por métodos apropriados de armazenamento do cereal que motivou um grupo de produtores a