canavial
INTRODUÇÃO
A palavra açúcar tem a sua origem primitiva no termo sânscrito sharkara que significa ‘grão’, ‘areia grossa’ e chegou à língua portuguesa provavelmente pelo árabe al zukkar. O açúcar de cana é uma forma possível dos hidratos de carbono. A forma mais comum de apresentação do açúcar consiste na sacarose no estado sólido e cristalino, este é usado para alterar (adoçar) o gosto de bebidas e alimentos e é produzido comercialmente a partir da cana-de-açúcar principalmente.
Escolhemos este produto pois todo o grupo achou bastante interessante aprofundar os nossos conhecimentos acerca de um alimento tão fundamental, tão presente na nossa alimentação e dia-a-dia e ao qual verificamos que possuíamos poucos conhecimentos científicos sobre o mesmo, de grande relevância, sobre o açúcar de cana.
Ao logo do trabalho iremos abordar, assim os aspectos históricos que levaram ao surgimento e à distribuição do açúcar pelo mundo, assim como referir a sua importância socioeconômica no mundo e em particular em Portugal.
De destaque também neste trabalho será a abordagem à planta que origina o produto: a cana-de-açúcar; onde iremos descrevê-la e referir as condições edafo-climáticas necessárias à sua produção, assim como as regiões de produção e as variedades existentes da mesma.
Será ainda abordado neste trabalho todo o processo desde a colheita até ao produto final, as várias formas com que o produto se pode apresentar e as diversas variedades de tipos de açúcar de cana existentes, consoante o seu tipo de processamento.
OBJETIVO:
Serão assuntos para aplicação dos fundamentos da engenharia de processos II verificando os melhores métodos de produção açúcar dentro das usinas canavieiras, concepção de melhoria no desenvolvimento no processo do produto e a seleção das melhores organizações para atender o nicho de mercado, garantindo melhor qualidade, facilidade e economia na fase da industrialização.
PROCESSOS E SUAS IMPORTANCIAS.