Questionário sobre o texto pluralismo juridico, de antonio carlos wolkmer
2) Explique as interpretações de Karl Marx e Max Weber acerca do Capitalismo, as quais, segundo wolkmer, são marcantes nesse tema.
3) Sabe-se que a consolidação do capitalismo, modo de produção embasado na propriedade privada, no lucro e na divisão social do trabalho, está estreitamente relacionada ao surgimento de uma nova classe social enriquecida com a pratica comercial: a burguesia. Destarte, segundo wolkmer: “examinar a burguesia no inicio da idade moderna, pressupõe admita-la como segmento insurgente, dinâmico e implementador de mudanças das estruturas feudais em crise, bem como compreende-la como parcela social intermediaria entre a nobreza e o clero – detentores do poder e da riqueza – e o campesinato e as classes populares. Já na sociedade de fins do século XIX meados do século XX, a burguesia representaria um setor social, proprietário dos meios de produção, depositária da riqueza e do poder politico, edificadora da cultura oficial, que nem sempre é a das massas urbanas assalariadas.” (Wolkmer, Antônio Carlos. Pluralismo Jurídico: fundamentos de uma nova cultura de direito. São Paulo: Editora Alfa ômega, 2001, p.35).
Com base no excerto acima, elucide o paradoxo referente à burguesia, que ora mostra-se como classe social revolucionaria e insurgente face ao feudalismo aristocrático, ora demonstra-se como conservadora e anacrônica diante das reivindicações sociais.
4) Explique, com base do texto de que forma o liberalismo tornou-se uma filosofia de justificação racional de modo de produção capitalista e de classe social burguesa.
5) A modernidade burgês-capitalista assenta-se na centralização do poder da instituição estatal. A produção normativa, portanto, é monopólio do Estado, uma vez que é apenas este que detém a organização