Compressores de ar
O cilindro de êmbolo consiste em um tubo (camisa) cilíndrico, tampa (cabeçote) anterior e posterior, êmbolo com gaxetas (gaxeta dupla tipo copo), haste do êmbolo, bucha de guia, anel limpador, suplementarmente ainda, peças de adaptação e vedação.
A camisa na maioria dos casos é feita de um tubo de aço trefilado a frio, sem costura. Para aumentar a vida útil dos elementos de vedação, a superfície deslizante do tubo é brunida. Para casos especiais executa-se o cilindro de alumínio ou de latão e de aço com superfície deslizante de cromo duro. Estas execuções especiais serão empregadas para trabalhos não sempre contínuos ou onde existe a possibilidade de corrosão muito acentuada.
Para as tampas usa-se normalmente material fundido ou ferro maleável. A fixação das tampas pode ser feita com tirantes, roscas ou flanges.
A haste do êmbolo geralmente é feita de aço beneficiado, e como proteção anti-corrosiva temos uma boa porcentagem de cromo. As roscas são geralmente laminadas, diminuindo assim o perigo de ruptura. Sob pedido, a haste do êmbolo pode ser temperada. Uma maior densidade superficial será alcançada por laminação com rolos. A rugosidade da haste, neste caso, é de 1 mícron. Na hidráulica é necessário que a haste do êmbolo seja de material duro ou temperado. Para a vedação da haste do êmbolo existe em anel circular na tampa anterior. A haste do êmbolo está guiada na bucha de guia. Esta bucha pode ser de bronze sinterizado ou de material sintético metalizado. Antes desta bucha encontra-se o anel limpador. Ele evita a entrada de partículas de pó e sujeira no cilindro. Portanto, não é necessário outra proteção. Juntas ou anéis “O-Ring” utilizam-se para a vedação estática. Este tipo de vedação não é recomendado em vedações móveis, pois provocam relativa perda de carga por