Compressores de Ar
EuvaldoLodi
Tipos de Compressores
Curso: Técnico de Mecânica
DISCIPLINA: Eletrohidropneumática
Nome: Áquilas Matheus, Camila Márcia
Profº: Manoel Messias Junior
Turma: Mecânica T1
Nota:
Tipos de compressores de ar:
De acordo com seus princípios funcionais, compressores de ar são divididos em:
► Compressores dinâmicos
► Compressores de deslocamento positivo
Compressores dinâmicos
Compressores dinâmicos ou turbo compressores são baseados exclusivamente no princípio rotacional de trabalho. Para a geração de ar comprimido são usados:
Compressor de fluxo axial
Compressores de fluxo axial são máquinas dinâmicas onde o ar flui em direção axial, alternativamente via uma turbina rotativa com lâminas fixas. Primeiramente o ar é acelerado e depois comprimido. Os canais das lâminas formam um difusor, onde a energia cinética do ar criada pela sua circulação é desacelerada e convertida em energia pressurizada. As características típicas dos compressores de fluxo axial são:
► Fornecimento uniforme
► Ar sem óleo
► Sensível à troca de carga
► Fornecimento de baixa pressão
Compressor de fluxo radial
Compressores de fluxo radial são máquinas dinâmicas onde o ar é dirigido para o centro de uma roda de lâmina giratória (turbina). Por causa da força centrífuga, o ar é impelido para a periferia. A pressão é aumentada conduzindo o ar através de um difusor antes de alcançar a próxima lâmina. Assim, a energia cinética (energia de velocidade) é convertida em pressão estática. As características básicas dos compressores de fluxo radial são as mesmas do compressor de fluxo axial.
Compressor Dinâmico Ejetor O compressor tem duas entradas de ar, uma primária que é o ar principal a ser deslocado e entradas de ar secundárias em zonas de estrangulamento, que vão produzir o efeito ejetor.Ou seja, o deslocamento do ar secundário em alta velocidade produz uma depressão na entrada do duto de ar,