O óleo de lorenzo- relatório
Um filme bastante recomendado por professores e profissionais da área da saúde, pois retrata sobre a história de uma família que descobre que o único filho do casal possui uma doença rara e degenerativa, a qual não tem cura, e é transmitida somente de mãe (com a patogenicidade) para filho do sexo masculino. Uma história emocionante baseada em fatos reais.
Tudo se inicia quando os pais de Lorenzo percebem o seu comportamento, Lorenzo com apenas 5 anos de idade já apresenta alguns sintomas da doença, como hiperatividade, surdez e desequilíbrio corporal. Após buscarem respostas da causa daqueles sintomas Augusto e Michaela Odone (pais) descobrem que o menino é portador de Adrenoleucodistrofia (ALD), de acordo com os médicos Lorenzo não viveria mais de 3 anos, pois a ALD leva a destruição da bainha de mielina que protege determinados neurônios. Sem a mielina estes neurônios perdem a capacidade de transmitir corretamente estímulos nervosos que fazem o cérebro funcionar normalmente surgindo os sintomas da doença, a qual se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa (principalmente ácidos com vinte e quatro e vinte e seis carbonos) nas células do cérebro, assim como se acumula na maioria das células do organismo afetado. Os médicos submeteram Lorenzo a uma dieta que evita gorduras saturadas, mas viram que seu estado só piorava.
Após essa descoberta o desespero toma conta do casal, o que os leva a procura de maiores informações sobre a doença, porém encontraram muitas dificuldades como fontes de pesquisas, pois na época computadores pessoais e internet eram palavras completamente desconhecidas, mas haviam bibliotecas onde eles passavam dias e noites mergulhados em livros. Outra barreira foi o preconceito por Michaela e Augusto Odone serem leigos. O casal chegou a arrecadar fundos para realizarem um simpósio sobre a doença, mesmo assim seus pais não ficaram livres do preconceito e desconfiança por parte dos médicos e