Relatório Oleo de Lorenzo
Lorenzo esteve em um vilarejo pobre da Africa Oriental,ao retornar para sua cidade,Washington D.C,ele passa a ter alterações graves de comportamento,com destruição e capacidade de aprendizado excepcional,quase como um gênio,ele então derruba uma arvore de natal e sofre um acidente de bicicleta.Após esse fato,seus pais o levam para fazer exames e tentar chegar a uma causa,porém nada é constatado,são realizados diversos exames e então se chega a ALD,deficiência metabólica de degeneração cerebral que acomete apenas individuos do sexo masculino,é incurável e é causada pela falta de proteínas digestoras de gordura,estas que se acumulam no cérebro.
Teoricamente,Lorenzo deveria morrer logo enquanto o cérebro se degenera junto da Mielina e ele recebe diagnóstico terminal,porém seus pais procuram uma cura e descobrem que tal defeito passa de uma mãe até um filho,porém a mulher é apenas hospedeira.
Os pais de Lorenzo passaram dias e noites em bibliotecas fazendo um estudo do caso de seu filho, e quando constatavam alguma informação relevante, procuram médicos e professores de medicina para discutir suas idéias a fim de encontrar algo que amenizasse o sofrimento de Lorenzo. Nessa busca pela cura, encontraram diversas barreiras por serem leigos no assunto e o próprio preconceito, por não serem formados em biomedicina.
Assim, depois de muitos estudos, pesquisas e testes os pais de Lorenzo descobriram um óleo, que não curava efetivamente a doença, mas que estagnava a mesma. Com o uso desse óleo, Lorenzo não voltou ao seu estado normal, apenas paralisou a doença e através de diversos tratamentos conseguiu melhoras significativas.
O filme é verdadeira lição de vida, pois pessoas leigas que ao verem o sofrimento de seu próximo, no caso seu filho se sensibilizaram e começam a fazer um movimento para visualização dessa doença que até então era desconhecida. Passaram por cima do preconceito de uma forma decisiva alcançando seu