O óleo de Lorenzo - Desenvolvimento para relatório
Não aceitando à ideia de perder seu único filho muito amado, passam os próximos anos pesquisando e tentando encontrar algum tipo de cura por conta própria. Enquanto isso, Lorenzo eventualmente foi confinado em uma cama, incapaz de falar ou se mover, tendo que ser alimentado por um tubo ligado ao nariz, vigiado por enfermeiros em todo momento, a semana toda. Além disso, vivia sob um constante risco de asfixia para engolir a própria saliva.
No entanto, uma luz no final do túnel dolorosa é encontrada. Após muitas pesquisas, Augusto descobre a origem do problema de Lorenzo, e desenvolve uma terapia baseada em uma mistura de dois ácidos graxos. Ele testa em Lorenzo, e a degradação do cérebro do garoto é parada.
Até o final do filme, Augusto e Michaela tinham continuado pesquisando e procurando fundos financeiros para promover o transplante de células de mielina saudáveis, o que poderia ajudar seu filho a voltar ao normal. Até este ponto, Lorenzo já era capaz de engolir a saliva por si mesmo, dizer "não" virando os olhos, e "sim” balançando um dedo mindinho.
O filme termina com algumas informações sobre Augusto receber um doutorado honorífico em Medicina por todos seus esforços. Lorenzo, no momento, tinha 14 anos de idade e era capaz de expressar-se de algumas maneiras simples. O casal ainda continuou em busca de fundos para sustentar essa pesquisa e avançar no conhecimento sobre a doença.