Relátório do filme Oleo de Lorenzo
01-Qual a principal alteração responsável pelos sintomas característicos da ALD e sua principal causa?
As características da ALD é o acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa (principalmente ácidos com 24 e 26 carbonos) na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina, que protege determinados neurônios. Sem a mielina, estes neurônios perdem a capacidade de transmitir corretamente os estímulos nervosos que fazem o cérebro funcionar normalmente e aí surgem os sintomas neurológicos da doença.
02-Por que somente a mãe é capaz de transmitir o gene mutado para Lorenzo?
A ALD é uma doença genética transmitida pelo cromossomo X,ou seja, é a mãe quem transmite o gene defeituoso que será responsável pela doença. Se uma menina nasce portadora do cromossomo defeituoso X,ela não terá a doença porque ainda tem um X normal (mulheres são XX) já se um menino nasce portador do cromossomo defeituoso Y ele desenvolverá a doença, pois não tem outro X, apenas outro Y.
03-Faça uma analise e comente todos os aspectos psicológicos possíveis no filme.
Os aspectos psicológicos mais explícitos presentes no filme são os dos personagens principais: mãe, pai, Lorenzo.
Podemos analisar separando os sentimentos e emoções mais visíveis, começando pela culpa, por parte da mãe, pois ela quem transmitiu a ALD para Lorenzo, ela acaba entrando em uma depressão profunda, o que a faz se afastar de toda a sua família.
Observamos a angustia dos pais ao saber que Lorenzo tem pouco tempo de vida após ser diagnosticado (2 anos aproximadamente). O preconceito dos demais com Lorenzo doente, em estado vegetativo é algo marcante também.
Vimos o sentimento de impotência dos pais frente à doença do filho, o isolamento que a família fez para se dedicar aos estudos e aos cuidados do filho doente, o distanciamento dos pais, como um casal, pois não tinham cabeça e nem tempo um