relatorio recristalizaçao
A cristalização é um dos métodos físicos mais eficientes na purificação de compostos sólidos à temperatura ambiental. Um composto dissolvido em determinada, com o resfriamento desta solução saturada, o composto se deposita sob a forma cristalina. O tamanho desses cristais varia de acordo com a velocidade de resfriamento, isto é, quanto mais lenta, mais eficiente será a cristalização.
Podem-se obter substâncias quimicamente puras repetindo várias vezes cristalização. Variações nas condições de cristalização (concentração, solvente, temperatura, agitação, etc.) podem altera a forma dos cristais.
Desde a época dos alquimistas, os sólidos já eram purificados por cristalização em um dissolvente apropriado. Atualmente, essa técnica continua sendo o procedimento mais adequado para a purificação de substâncias sólidas. Quando a temperatura de uma solução é baixada, o excesso de sólido se separa da solução constituindo formas geométricas chamadas cristais.
Na cristalização, os cristais sãos formados porque a substância se alia a algumas moléculas de água. Por esta razão, e visto que depois da cristalização a substância se encontra purificada em quase toda a totalidade (é impossível obter-se uma substância 100% pura ), mas sob a forma de cristais, é possível fazê-la volta ao estado original através de um simples aquecimento, que provoca uma evaporação das moléculas de água.
2. Objetivo
Purificação do naftaleno através de recristalização, utilizando-se como solvente o álcool.
3. Materiais e Métodos
3.1 Materiais:
Naftaleno
Solvente (álcool)
Almofariz
Pistilo
Erlenmeyer
Banho-maria
Papel de filtro de manteiga
Becker
Funil de haste curta
Funil de Buchner
3.2 Métodos
Foi triturado 3(três) bolinhas de naftaleno com ajuda de um Almofariz e Pistilo, em seguida pesou-se 3(três) gramas.
Foi colocado em um Erlenmayer e adicionado 50ml de álcool, em seguida foi levado cuidadosamente para banho-maria