RECRISTALIZAÇÃO - RELATÓRIO
O processo de recristalização é um método de separação e purificação que se baseia na diferença de solubilidade dos constituintes de uma mistura. Sendo também um método de purificação de compostos orgânicos sólidos a temperatura ambiente. Por meio do coeficiente de solubilidade irá se observar os diferentes comportamentos de em diversas temperaturas.
Solubilidade é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se em um líquido. Um dos fatores que afetam a solubilidade é a temperatura, o aumento da temperatura no caso endotérmico favorece a solução e, assim, aumenta a solubilidade.
Objetivos
Através do método da recristalização, o objetivo primordial é a separação e purificação do ácido benzóico.
Materiais e Reagentes Ácido benzóico
Enxofre
Mistura 1:1 de ácido benzóico e Enxofre
Béquer de 250 mL e 100 mL
Funil de vidro sem haste
Funil de vidro com haste
Bastão de vidro
Tela de amianto
Bico de Bunsen
Proveta de 100 mL
Papel de filtro
Água destilada
Base de ferro
Tripé de ferro
Balança analítica
Placa de Petri
Anel de ferro
Procedimento Experimental
Colocou-se 0,5g de ácido benzóico impuro (C₆H₅COH(s)), em um béquer de 100 mL, adicionando em seguida 50 mL de água destilada (temperatura ambiente). Não solubilizando, a mistura foi aquecida a 90 ° C em constante agitação, até se solubilizar.
O mesmo procedimento foi feito com o enxofre, 0,51g de enxofre. Colocou-se em aquecimento, não se solubilizou.
Em seguida, pesamos 1,03g de ácido benzóico e 1,07g de enxofre em um papel manteiga. Em um béquer misturamos os reagentes com 100 mL de água destilada. Colocamos em aquecimento e constante agitação.
Na filtração utilizamos vidrarias pré-aquecidas, para a filtragem da solução quente, e o papel de filtro pregueado, para uma filtração ágil. O filtrado foi recolhido em outro béquer de 250 mL. Na filtração, o enxofre ficou retido fica retido no papel de filtro.
Deixamos o filtrado em repouso, e observou-se