A importância da teoria na prática da administração
Há nas diversas esferas sociais a tendência de secundarizar a discussão teórica, de valorizar a prática e depois a pragmática. O que gera questionamentos acerca da relação ‘teoria versus prática’.
É comum encontrarmos empresários que esperam contratar um profissional que não tenha apenas uma visão teórica, mas que ele consiga também visualizar todas as implicações das suas soluções técnicas e que ele seja capaz de executá-las. O mercado procura um profissional completo, que saiba aliar a capacidade de realizar à teoria, esses dois fatores devem se complementar.
O estudo das teorias nos permite prever resultados futuros. Então, englobar a teoria ao meio prático facilita um bom planejamento. Toda ação fundamenta-se em uma tese, não há prática sem uma sólida base teórica. A prática é o emprego do conhecimento teórico sobre determinado assunto. Consequentemente, é necessário relacionar os dois elementos.
Um indivíduo é capaz de executar uma tarefa prática quando é preparado para realizá-la, porém, ele não sabe explicar o que está fazendo e nem sabe como agir quando algo diferente ocorre, além de não conseguir desenvolver uma solução para um problema inesperado, porque não entendia o que fazia, apenas fazia.
É natural pessoas que se dedicam a idéias teóricas que lhes aperfeiçoam a prática alcançarem melhores resultados que aquelas que se alicerçam na afirmação de que as coisas dão muito certo na teoria, mas que na prática funcionam bem assim.
Muitos se perguntam como pensar, analisar ou discutir um fenômeno abstrato,
“O termo ‘teoria’ é normalmente entendido como algo cuja explicação sugerida já foi satisfatoriamente provada, não mais estando aberta a questionamentos.” Joyce, G. H. (1908), Principles of Locic.
“A Teoria é um conjunto coerente de pressupostos elaborado para explicar as relações entre dois ou mais fatos observáveis e prover uma base sólida para se prever eventos futuros.” (STONER E FREEMAN,