questionario de integração e relações interpessoais
1. O que é individualismo?
Ocorre quando os sujeitos perdem o pensamento do coletivo, no sentido de interdependência e passam a ser relacionar minimamente com os outros. No geral, passam a buscar satisfação em objetos e não mais no reconhecimento de seus pares.
2. Quais os efeitos do individualismo nas relações sociais?
As relações sociais tornaram-se frágeis, no sentido que por muito pouco elas se fragmentam. O sujeito individualista busca satisfação imediata, o que recebe através dos objetos (de consumo em sua grande maioria), e na relação com os outros há sempre momentos de satisfação e insatisfação; porém é com as insatisfações que ele não sabe lidar. Conforme é colocado no texto, Geração Just do it, “sujeitos com dificuldade de estabelecer laços sociais, uma vez que parece ser muito mais fácil depender de um objeto a depender de uma pessoa."
3. Quais os efeitos do individualismo para o sujeito contemporâneo?
Vários são os efeitos, mas podemos pensar principalmente neste sujeito que cresceu sendo poupado de pequenas frustrações. Crianças cercadas por adultos que não querem mais nada delas a não ser que sejam felizes... No mundo que vivemos dá para ser feliz o tempo todo, sempre haverá o bom e o ruim e precisamos conviver com ambos. Mas o sujeito contemporâneo individualista não tem tempo para lidar com o lado ruim da história. Como resultado torna-se um sujeito "isolado" que busca prazer nos objetos e não mais nas relações.
4. A ambição tornou-se um problema na atualidade? De que forma?
A ambição faz parte do ser humano, como diz o texto Geração Just do it, "O sujeito sempre vai lidar com a questão da falta/ vazio, uma vez que a mesma é estrutural para o sujeito." dessa forma a ambição em certa medida é sadia, ela se tornará um problema quando a busca por algo novo que dê prazer/ reconhecimento no social passa a ser algo alienante, no sentido de não saber mais ao certo o porquê de querer