Trabalho Acadêmico Uso do Celular e Relações Interpessoais
Departamento de Psicologia
Métodos de Pesquisa em Psicologia II
Projeto de Pesquisa
Autores: Renata da Silva Neves Mariano Renato Vinícius de Oliveira
Goiânia, 2013/2.
Tema
Relações Sociais
Assunto
Relacionamentos interpessoais entre jovens.
Problema
Este projeto visa estudar quais são as influências e as consequências do uso do aparelho celular nas relações interpessoais de jovens, com idade entre 17 e 23 anos, na cidade de Goiânia.
Hipóteses
H1: As relações interpessoais presenciais são afetadas quando o uso do celular é frequente.
H2: O esquema de reforçamento apresentado no celular é decisivo para a manutenção do comportamento de utilizar o celular.
H3: O comportamento de utilizar o celular é incompatível com o de se comportar de forma vocal.
Objetivo
Apurar quais são as influências e as consequências do uso do aparelho celular nas relações interpessoais de jovens, com idade entre 17 e 23 anos, na cidade de Goiânia.
Justificativa
Com o objetivo de fomentar a discussão sobre o tema do uso do celular nas relações interpessoais entre jovens, compreendendo os fatores que levam os jovens cada vez mais preferirem o uso do celular ao invés de dar atenção em suas relações pessoais presenciais, como em sala de aula ou até mesmo mesas de bares, levando alunos e amigos a terem relações conturbadas e déficits de aprendizado.
Utilizando-se da Análise do Comportamento, espera-se encontrar variáveis que mantém o comportamento de pessoas que passam mais tempo no celular do que se relacionando. Skinner (1953) em Ciência e Comportamento Humano apresenta sua base teórica em que consiste principalmente nas noções de relação entre variáveis ambientais que controlam o comportamento, apresentando como estes estão em