marketing
Aluna: Amanda Rafaella De Aguiar Bezerra
Mat.: 201307284418
Vale do Aço aposta em parceria externa Objetivo de sindicato é consolidar polo na região para atender setores de petróleo e gás e à indústria naval.
Como forma de consolidar ainda mais o potencial das indústrias do setor metalomecânico do Vale do Aço para atender os setores de petróleo e gás e à indústria naval, a região firma agora parcerias internacionais que visam à troca de experiências e tecnologias acerca do novo mercado. Neste sentido, a cidade de Ipatinga recebeu, nesta querta-feira,17, empresários noruegueses para a assinatura de convênio entre o cluster NCE Node com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vale do Aço (Sindimiva) e com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
A assinatura do acordo de cooperação ocorreu simultaneamente ao lançamento do Plano de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para fortalecimento da competitividade e inserção das indústrias do Estado na cadeia produtiva desses setores. Para o presidente do sindicato, Jeferson Bachour Coelho, a iniciativa vai ampliar o fôlego das indústrias locais para que as mesmas tornem-se fornecedoras da Petrobras e outras companhias da área.
Coelho destaca ainda que o convênio vai aproximar mais de 230 indústrias locais de 58 empresas norueguesas para a troca de experiências e tecnologias com industriais mineiros. "Há quatro décadas eles já desenvolvem tecnologias e equipamentos desse tipo e têm muito a nos ensinar", completa.
Contato - A primeira ação a partir do novo convênio, segundo o presidente do Sindimiva, será uma visita àquele país e às 58 empresas participantes, de forma que os empresários mineiros possam conhecer o trabalho modelo e vislumbrar o que poderá ser feito no APL que se forma no Vale do Aço. Além disso, conforme ele, haverá também outras ações a serem realizadas futuramente no próprio Estado.
"A grande