Ensaios de dureza
Faixa de trabalho: de 1kN até 500kN
Quando um metal está sujeito a ciclos repetidos de tensões ou deformações específicas, podemos esperar uma falha em sua estrutura, o que conduz à sua fratura. Este comportamento é denominado fadiga e é usualmente responsável por um grande percentual de falhas em elementos sujeitos a carregamentos cíclicos. Os ensaios de fadiga são aplicados quando desejado determinar a resistência a fadiga do material, e seu limite de resistência a fadiga, para determinar em quais condições de solicitações mecânicas o material pode trabalhar com segurança.
Ensaio de fadiga axial;
Ensaio de fadiga por flexão-rotativa;
O ensaio de dobramento é um ensaio qualitativo simples que pode ser usado para avaliar a ductilidade de um material. É freqüentemente usado para controle de qualidade de juntas com solda de topo. O corpo de prova pode ter forma cilíndrica, tubular ou prismática (de seção quadrada ou retangular), como uma pequena viga. O teste de dobramento pode ser livre ou guiado, ou ainda semi-guiado, dependendo da finalidade de aplicação do material.
O ensaio consiste em apoiar o corpo em dois pontos afastados de uma distância conhecida e aplicar no ponto médio desta distância uma carga vertical. Esta forma de dobramento é também denominada flexão de três pontos.
Faixa de trabalho: de 1kN até 500kN
Utilizado normalmente como ensaio padrão para avaliação dos materiais. A JR Engenharia possui microdurômetro calibrado, realizando análises nas