Ensaio de dureza
TECNOLOGIA MECÂNICA
5º ENSAIO: Determinação da Dureza Rockwell
1. Princípio: Neste método, um corpo de prova é submetido á ação de uma carga pontual que produz uma determinada impressão no cdp. A medida desta impressão corresponde ao valor de dureza Rockwell na escala escolhida.
2. Método de Ensaio: Neste método, a carga do ensaio é aplicada em etapas (primeiro uma pré-carga é aplicada para garantir um contato firme entre o penetrador e o cdp, e, posteriormente aplica-se a carga do ensaio propriamente dita. A leitura do grau de dureza é feita diretamente no num mostrador acoplado à máquina de ensaio de acordo com uma escala pré-determinada, adequada à dureza do material.
O valor indicado na escala do mostrador é o valor da dureza Rockwell e corresponde à profundidade alcançada pelo penetrador, subtraídas a recuperação elástica do material, após a retirada da carga e a profundidade decorrente da pré-carga.
3. Equipamento para ensaio de dureza Rockwell: Pode-se realizar o ensaio de dureza Rockwell em dois tipos de máquinas, ambas com a mesma técnica de operação, que diferem apenas pela precisão dos seus componentes. A máquina padrão mede a dureza Rockwell normal e é indicada para avaliação de dureza em geral. A máquina mais precisa mede a dureza superficial, e é indicada para avaliação de dureza em folhas finas ou lâminas.
Os penetradores utilizados na máquina de ensaio de dureza Rockwell são do tipo esférico (esfera de aço temperado com diâmetro 1/16’’ ou 1/8’’) ou cônico (cone de diamante com 120° de conicidade).
Quando se utiliza o penetrador cônico de diamante, deve-se fazer a leitura do resultado na escala externa do mostrador (cor preta). Ao se usar o penetrador esférico, faz-se a leitura na escala vermelha.
4. Escalas de dureza Rockwell: As escalas de dureza foram determinadas em função do tipo de penetrador e do valor da carga maior. Nos ensaios de dureza Rockwell normal utiliza-se uma pré-carga de 10 kgf e a carga