INTRODUÇÃO A TEORIA PSICANALÍTICA
Este texto tem como objetivo introduzir alguns conceitos principais da teoria psicanalítica. Elaborada por Sígmund Freud, no inicio do século, a Psicanálise trouxe uma importante contribuição a respeito do funcionamento e desenvolvimento do psiquismo humano. Enquanto disciplina científica, algumas de suas hipóteses são mais comprovadas e fundamentais do que outras, mas todas se relacionam, formando um corpo teórico complexo e consistente.
O ponto de partida do trabalho de Freud (que revolucionou o século) foi a descoberta do inconsciente. Hoje, é mais fácil aceitar esta idéia, no entanto na época em que surgiu a noção de inconsciente despertou forte oposição não só entre o circulo médico como entre os leigos. Isto porque aceitar a existência do inconsciente significa assumir que somos parcialmente dominados por processos que desconhecemos. Esse fato é difícil de ser aceito dentro de uma sociedade onde o pensamento racionalista predomina. Para a Psicanálise, os fenômenos conscientes são manifestações do inconsciente, a base de toda vida psíquica. É importante frisar que a Psicanálise deteve-se em estudar os fenômenos da vida afetiva dos indivíduos, onde desenvolveu-se essa idéia da determinação inconsciente.
Freud deduziu a existência do inconsciente a partir de experiências realizadas com a hipnose, mais especialmente no tratamento clínico de uma paciente histérica - Ana 0., realizado por seu colega Joseph Breuer. Ana 0. era uma jovem de vinte e um anos e que padecia de um quadro histérico típico: hidrofobia, tosse nervosa, paralisia. Através da hipnose, a paciente recordava a ocasião e o motivo do aparecimento do sintoma pela 1ª vez. Quando despertada, conseguia eliminar o sintoma com a reconstrução de seu passado traumático. Dai a dedução de que o que aparecia como sintoma tinha sua origem em fatos passados, traumáticos, esquecidos, que não tinham acesso à consciência normalmente. O organismo