INTRODU O
Este relatório é proposto pela disciplina de Estágio Supervisionado III, da Faculdade da Cidade do Salvador, como requisito parcial para avaliação do curso de Psicologia tendo como orientadora a docente José Antonio. Tem como objetivo informar a vivência durante a disciplina bem como considerações a cerca da supervisão.
O relatório em questão abarca os conteúdos relativos à experiência de estágio supervisionado em Psicologia Clínica, bem como acervo literário das teorias que orientaram a prática clínica e a constituição do saber. Durante estes últimos três semestres que foi se construindo um conhecimento em cima de leituras, supervisões e atendimentos; assim como um ensaio clínico, os estagiários puderam aprender e experenciar o universo peculiar da clínica. O pensamento que norteou todo esse trabalho se baseia na abordagem psicanalítica, em especial a psicanálise com adultos.
Já nesse ultimo estagio supervisionado eu fiz não só atendimentos como também tive uma vivência de realizar triagem que enriqueceram, mas a minha pratica durante este semestre que para mim foi o, mas enriquecedor.
Este relatório mostrará um pouco da minha vivência no estágio fazendo uma correlação com os textos trabalhados na supervisão.
2. DESENVOLVIMENTO
Embora a psicanálise seja baseada no processo de fala pelo paciente e de escuta pelo terapeuta, ela muito se difere de uma simples conversa para desabafo. Algumas características devem estar presentes em ambas as partes envolvidas para que o processo de psicanálise ocorra com sucesso. Por parte do paciente é necessário que haja não somente um sofrimento, mas que este sofrimento esteja acompanhado de uma demanda, ou seja, de uma necessidade e vontade real de se livrar dele. E necessário também que o paciente estabeleça a transferência com o terapeuta, confiando que o mesmo ao ouvi-lo tem a capacidade de ajudar a identificar as causas do sofrimento e aliviar os sintomas presentes. O terapeuta,