Entropia
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS - CARVI
ENTROPIA
BENTO GONÇALVES, NOVEMBRO DE 2013.
ENTROPIA
Assim como massa e energia, a entropia é uma propriedade extensiva que pode ser transferida através das fronteiras de sistemas. A transferência de entropia acompanha tanto a transferência de calor quanto o fluxo de massa. Ao contrário da massa e da energia, a entropia não é conservada, mas sim gerada no interior de sistemas quando irreversibilidades internas estão presentes.
Entropia S é uma propriedade cuja variação dS no decurso de uma transformação elementar internamente reversível de um sistema fechado, se obtém dividindo a quantidade de calor d’Q, que o sistema troca nessa transformação, pela temperatura absoluta T a que o sistema se encontra nesse momento. Justamente por ser uma propriedade, a sua variação, ao ir de um estado a outro, é a mesma para todos os processos, tanto reversíveis como irreversíveis, entre estes dois estados.
A variação da entropia entre os estados inicial e final de um gás ideal depende apenas das propriedades do estado inicial (Vi e Ti) e das propriedades do estado final
(Vf e Tf). ΔS não depende de como o gás varia entre os dois estados.
A geração interna de entropia pode ser ocasionada por atrito, expansão não resistida e redistribuição interna de energia com diferenças finitas de temperatura. Mais além, também é possível termos as irreversibilidades externas, como a transferência de calor com diferença finita de temperatura, a queima, a fricção, o transporte de calor.
Sob mesma perspectiva, podemos considerar o aumento da entropia, que pode ocorrer através de uma transferência de calor ao sistema ou fazendo-o percorrer um processo irreversível. Da mesma forma, pode ocorrer a diminuição da mesma, que pode se dar apenas transferindo-se calor do sistema.
APLICAÇÕES
Uma máquina térmica é um exemplo de aparelho que extrai energia do ambiente na forma de calor e realiza um trabalho útil.
Uma