teatro
O teatro grego surge no século VI antes de Cristo, ligado a religião grega em Atenas cidade dos festivais. Nasce em um dos mais importantes festivais atenienses as Grandes Dionísias, celebrada no início da Primavera em honra de Dionísio Eleuthereus, ou seja libertador. Tinham uma importância tal que ate libertavam prisioneiros, para assistirem.
Nessas festas apresentavam-se espectáculos dramáticos, os géneros eram tragédia e comédia.
As representações teatrais estavam inseridas em grandes manifestações religiosa, festivais em honra de Dionísio deus do êxtase, do teatro que estavam associados a rituais orgiásticos. As representações tornavam-se no início do século V a.c. Um momento alto da vida da polis, uma manifestação de esplendor e da superioridade de Atenas.
Os Actores.
Os atores eram designados consoante as representações, 3 atores para tragedia 4 para comédias, devido o reduzido o número de atores eles interpretavam vários papéis, recorrendo a utilização de máscaras para identificar as personagens; velho ou novos homens ou mulheres os trágicos usavam túnicas até aos pés e coturno, os comi os usavam sandálias e vestuários que os aproximavam mais do dia-a-dia dos cidadãos. As máscaras era um elemento essencial para riso dos espectadores pretendidos pelo dramaturgo, não existia mulher no teatro.
Os Autores mais conhecidos daquela época Tespis que introduziu o primeiro actor e monólogos e o coro, Esquilo introduz o segundo actor, Sófocles o primeiro actor, Eurípides desenvolve o prólogo, uma parte inicial que procura dar uma visão dos antecedentes motivos de acção, Aristófanes.
Eles usam o deus ex machina que através da mechane solucionavam problemas complicados e revelava aspectos do futuro das pessoas.
As primitivas representações teatrais realizavam-se em locais públicos, provavelmente na Ágora de Atenas.
O teatro como edifício surge no século V a.c. Aproveitando os declives das encostas para de construírem bancadas em