Que é uma Constituição
Ferdinand Lassalle (1825-1864)
Versão para eBook eBooksBrasil.org Fonte Digital:
Que é uma Constituição?
Edições e Publicações Brasil, São Paulo, 1933
Tradução: Walter Stönner
Copyright
© 2000-2006 Ferdinand Lassalle
CAPÍTULO I
QUE É UMA CONSTITUIÇÃO?
Inicio, pois, minha palestra com esta pergunta: que é uma Constituição? Qual é a verdadeira essência de uma Constituição? Em todos os lugares e a todas as horas, à tarde, pela manhã e à noite, estamos ouvindo falar da Constituição e de seus problemas constitucionais.
Se fizesse esta indagação a um jurisconsulto, receberia mais ou menos esta resposta: “Constituição é um pacto juramentado entre o rei e o povo, estabelecendo os princípios alicerçais da legislação e do governo dentro de um país”. Ou generalizando, pois existe também a Constituição nos países de governo republicano: “A Constituição é a lei fundamental proclamada pelo país, na qual baseia-se a organização do Direito público dessa nação”.
Todas essas respostas jurídicas, porém, ou outras parecidas que se possam dar, distanciam-se muito de explicar cabalmente a pergunta que fiz. Estas, sejam as que forem, limitam-se a descrever exteriormente como se formam as Constituições e o que fazem, mas não explicam o que é uma Constituição. Pag. 10
LEI E CONSTITUIÇÃO
Qual a diferença entre uma Constituição e uma Lei?
Ambas, a lei e a Constituição têm, evidentemente, uma essência genérica comum.
Uma Constituição, para reger, necessita a aprovação legislativa, isto é, tem que ser também lei. Todavia não é uma lei como as outras, uma simples lei: é mais do que isso. Entre os dois conceitos não existe somente afinidade; há também desassemelhança. Esta, que faz que a Constituição seja mais do que simples lei.
O país, por exemplo, não protesta pelo fato de constantemente serem aprovadas novas leis; pelo contrário, todos nós sabemos que se torna necessário que todos os anos seja criado maior ou menor número de