Qualidade de Vida
Para cada pessoa, o bem-estar tem um significado, mas alguns fatores são determinantes em todos os casos: a hereditariedade, o meio ambiente, o cuidado com a saúde e o estilo de vida. Alguns desses fatores não dependem de nossa vontade. Não podemos escolher nossos pais, e as características que herdamos deles determinam se viveremos muito ou se somos propensos a doenças cardíacas ou ao diabetes.
Podemos decidir que médico vai nos atender, e aceitar ou não o tratamento proposto, mas de qualquer forma essas responsabilidades são compartilhadas com o próprio médico. Também podemos tomar algumas decisões sobre o ambiente: escolher um lugar para morar e cuidar da segurança no trabalho, mas outros fatores ambientais estão fora de nosso controle. Sobra então o estilo de vida, que nos permite fazer muito pela saúde. Pequenas mudanças podem ser decisivas para nossa aparência, bem-estar e até para a duração de nossa vida.
Se você perguntar a várias pessoas o que significa ser saudável, vai ouvir falar de energia, vitalidade, senso de humor, boa forma física, hábitos saudáveis e outras coisas. Pois bem, você agora vai dar uma nota para sua saúde. O bem-estar total, ou sua melhor forma física, merece nota dez. Para seu pior estado possível, você dará zero. Que nota você se daria neste momento? Três, cinco, sete ou nove? O que está errado com você? Por que não deu uma nota maior para si mesmo? Deve haver razões para isso, e algumas certamente podem ser mudadas.
O bem-estar pode ser visto como uma viagem. Tem um ponto de partida, um ponto de chegada e vários caminhos possíveis. Antes de começar, você precisa conhecer bem seu atual estado físico, os riscos que sua saúde está correndo e os hábitos que determinam o tipo de pessoa que você é hoje.
Para melhorar o nível de bem-estar, seria bom que as pessoas fizessem uma espécie de check-up, que consiste numa avaliação dos fatores de risco e da influência dos mesmos sobre a qualidade de