Qualidade De Vida
São vários os questionamentos em relação à qualidade de vida, ela pode ser diferenciada segundo os objetivos, formas de abordagem, resultados observados e interpretações apropriadas ao contexto no qual é estudada ou aplicada.
Hoje em dia, diante das mudanças observadas na redução da taxa de natalidade e o número de pessoas da terceira idade, o que altera o perfil populacional em muitos países, questiona se como proporcionar Qualidade de vida de acordo com as exigências especificas de cada faixa etária.
Dentro outros aspectos que chama a atenção é a utilização da atividade física para dirigida para a qualidade de vida e a saúde. Quais doenças podem ter seu curso modificado ao incluirmos a atividade física em programas de prevenção de agravos de enfermidades?
São essas poucas questões que nos mostram a importância de aprofundar o conhecimento, tanto das bases conceituais quanto das técnicas de estudo e aplicação pratica sobre Qualidade de Vida.
Os múltiplos significados da Qualidade de Vida
O termo qualidade de vida inclui:
Aspectos culturais, históricos e de classes sociais;
Conjunto de condições matérias e não matérias;
Diferenças por faixas etárias;
Condições de saúde das pessoas ou de uma comunidade.
A mesma sociedade pode apresentar diferentes parâmetros acerca dos valores e patrões de qualidade de vida, entre eles econômica, social e tecnológica.
A qualidade de vida esta relacionada a varias coisas, condições matérias e não materiais , condições de bem estar das classes superiores .
A qualidade de vida esta englobada para todas as idades para os jovens é recomendado para prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, além de aumentar a expectativa de vida; e para os idosos de 65 anos ou mais espera se que a atividade física possa combater a debilidade e a vulnerabilidade causadas pela inatividade, moderar os efeitos biológicos do envelhecimento e entre outros.
Percebe-se a utilização do