1 quest o
FACULDADE / UNIFRAN.
1ª questão
O tema do editorial refere se a uma seção no supremo tribunal federal que julgava o caso do mensalão, que foi um dos maiores escândalos na política brasileira e causou muita polemica.
“Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão no Supremo Tribunal Federal brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer.”
“Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão.”
O autor tem no ponto de vista, lentidão, fala inadequada, maus hábitos e ineficiência no processo de julgamento do mensalão.
“Não há dúvida de que a Justiça deve examinar cada aspecto com cuidado, nem de que muitos aspectos são alvo de controvérsia. Ainda assim, será necessária tamanha verbosidade, reflexo, aliás, da extensão interminável dos autos, a versão escrita de cada processo?”
“Admita-se, no atual julgamento, que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso.”
2ª questão
O conhecimento lingüístico representa o conhecimento do leitor em relação a sua língua, e sua cultura, o que permite que ele saiba distinguir que tipo de linguagem se usa, quais as formas da fala.
O conhecimento textual é o conhecimento que o leitor tem em relação aos diferentes tipos de textos quê já leu, e permite que ele consiga distinguir quais os tipos de texto e a mensagem que cada um deles pode passar ao leitor.
O conhecimento de mundo é o conjunto de conhecimentos que o leitor tem em relação ao seu processo de aprendizagem formal e informal e de sua convivência com diferentes culturas, e pessoas o que auxilia no processo de leitura do texto.
Atenciosamente:
Jardel Erlacher dos Santos