Qualidade de vida
Qualidade de vida É subjetivo falar de qualidade de vida, pois cada um tem uma ideia conceitual sobre ela, mas defini-la não tem sido tarefa das mais fáceis. Iniciaremos o estudo, buscando o significado palavra “qualidade”, para o senso comum pode significar uma coisa boa. Todavia, se observarmos a definição expressa no dicionário do Aurélio observamos que é a maneira de ser, boa ou má, de uma coisa: a qualidade de um tecido, de um solo. / Superioridade, excelência em qualquer coisa: preferir a qualidade à quantidade. / Aptidão, disposição favorável: este menino tem qualidades. / Condição social, civil, jurídica etc.: qualidade de cidadão, de administrador, de legatário. Na qualidade de, a título de, no desempenho de (cargo ou função). Quando ampliamos a visão de qualidade de vida entendemos que esta diretamente relacionada à maneira de como o individuo entende o sentido da vida, respeitando as expectativas do individuo, considerando os padrões de idade, condição socioeconômico, valores éticos e culturais.
Conceito A qualidade de vida de uma pessoa não pode ser considerada apenas por via da saúde. Esse conceito hà décadas se dava por considerar a qualidade de vida apenas como ausência de doenças, no entanto, uma visão simplista e sectária deste conceito amplo que envolve outros fatores.
Um grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), de diferentes culturas, concluiu que o conceito de qualidade de vida é a “percepção do individuo e de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores em que vive em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (WHOQOL GROUP, 1995).
Diante deste conceito criou-se um projeto colaborativo multicêntrico, e obteve três características fundamentais referentes ao conceito qualidade de vida: a subjetividade, multidimensionalidade (inclui, pelo menos, as dimensões física, psicológica e social) e a bipolaridade (presença