Qualidade de vida
O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Houaiss, 2001) tem diferentes significados da palavra qualidade. 1. Propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou coisa. 2. Cumprimento estrito das normas preestabelecidas de produção.
Dois autores se destacam entre os mais importantes na área de qualidade:Joseph Juran e William Deming .
Joseph cria dois conceitos tentativos e um de síntese.
1.Qualidade tem nas características do produto que atende as necessidades dos clientes proporcionando a satisfação em relação ao produto.
2.Qualidade é ausência de falhas.
Síntese:é dada como adequação ao uso:poderia ser medida em graus,ao passo que com o conceito de uso incorporaria dimensões psicológicas, éticas e técnicas. Já William é o autor que fala com os respectivos aspectos pedagógicos.ele cria Qualidade sobre dois aspectos.
1.È reconhecer o consumidor como sendo avalista.
2.È a abordagem pedagógica,que é procedida por meio de questões para estimular a reflexão dos envolvidos.
Mas quais são o motivo que fizeram que a Qualidade fosse tão citada?
Segundo Boaventura Souza Santos é a associação entre o senso comum e o pensamento científico.A sociedade transforma esse conhecimento em objeto e o incorpora como senso comum. A ciência faz as rupturas com o senso comum,criando fatos que serão incorporados a realidade.
Ainda segundo Boaventura Souza Santos, o cientista é influenciado pela sociedade em que vive, e assim cada vez mais, a subjetividade científica é o produto da objetividade social.
Dessa forma, antes que surgisse o termo Qualidade vieram as condições que permitiram que o conceito se desenvolvesse.
Quando o conceito de qualidade surge com força?
Esse conceito sem duvida é quando resgatado dos japoneses pelos norte