Programação
Na prática, qualquer mensagem cifrada é o resultado da aplicaçãode um SISTEMA GERAL (ou algoritmo criptográfico), que éinvariável, associado a uma CHAVE ESPECÍFICA, que pode servariável. É óbvio que tanto o remetente quanto o destinatárioprecisam conhecer o sistema e a chave.
Ahistória da criptologia é um passeio no campo da criatividadehumana. A criptologia foi usada por governantes e pelo povo, emépocas de guerra e em épocas de paz. Faz parte da história humanaporque sempre houve fórmulas secretas, informações confidenciais einteresses os mais diversos que não deveriam cair no domíniopúblico ou na mão de inimigos.
Esteganografiapode ser definida como a ciência que estuda as formas de se esconderuma mensagem dentro de uma comunicação, ocultando a sua existência.Historicamente a esteganografia evoluiu em simultaneidade com acriptografia, ciência que se dedica a estudar formas de embaralhar osignificado de uma mensagem, tornando-a de difícil entendimento aqualquer pessoa que não deva saber do conteúdo original. Ambas asciências se complementam e seu uso conjunto enriquece a segurançada comunicação.
Aocontrário da criptografia, que procura esconder a informação damensagem, a esteganografia procura esconder a EXISTÊNCIA damensagem.
O que é criptografia de chave única?
A criptografia de chave únicautiliza a mesma chave tanto para codificar quanto para decodificarmensagens. Apesar deste método ser bastante eficiente em relaçãoao tempo de processamento, ou seja, o tempo gasto para codificar edecodificar mensagens, tem como principal desvantagem a necessidadede utilização de um meio seguro para que a chave possa sercompartilhada entre pessoas ou entidades que desejem trocarinformações criptografadas.
Exemplos de utilização