programacao
Um computador é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas, com capacidade de coletar, armazenar e manipular dados, além de fornecer informações, tudo isso de forma automática.
Figura 1.1: Diagrama de computador
O computador funciona, basicamente, como uma máquina que recebe dados, processa-os e retorna um ou mais dados como resultado. Você deve estar se perguntando: mas, como é realizada a entrada de dados? Quem é que executa o processamento? Aliás, o que é processamento e para que me serve isso? Onde vejo os resultados de saída?
hard = rígido, duro (físico) e ware = mercadoria (parte); soft = leve, mole.
Bem, todo computador é composto de duas partes essenciais para o seu funcionamento: hardware e software. O hardware é considerado a parte física do computador e o software a parte lógica do computador. Sem uma dessas partes o computador não funciona. Podemos fazer uma analogia de hardware e software com uma pessoa, onde o hardware seria a estrutura física, o corpo, e o software a estrutura lógica, abstrata, como os sentimentos, a inteligência.
18
Lógica de Programação I
SEÇÃO 2 - O hardware e seus componentes
O hardware é a parte física do computador, como o próprio gabinete do computador e seus periféricos (teclado, monitor, mouse etc.).
Gabinete
Contém a fonte, a placa-mãe, os dispositivos de armazenamento, as placas de expansão, a memória, o processador, a placa de rede etc.
Existem vários modelos e tamanhos variados. Exigem compatibilidade com o tipo de fonte e, em alguns casos, com a placa mãe.
Figura 1.2: Gabinete
Fonte
Recebe corrente alternada de 110 ou 220 volts, vinda do estabilizador e a transforma em corrente contínua de 5, -5, 12 e
-12 volts.
Unidade Central de Processamento
A Unidade Central de Processamento, também conhecida pela sigla inglesa CPU (Central Processor Unit), é o componente vital do sistema de computação,