Programação
Existe uma série de propriedades das linguagens que podem ser determinantes para se escolher com qual linguagem irá ser desenvolvido um projeto. Pode-se citar:
1.1 Confiabilidade
Programas que tratam os erros em sua fase de compilação ou que disponham de artifícios para que na ocorrência de erros os mesmos possam ser tratados são mais confiáveis do que programas que podem gerar erros e serem finalizados por não saber ao certo o que ocorreu. O JAVA permite tratar inúmeras exceções sem nos preocupar com o fato de que a aplicação pode ser finalizada inesperadamente. Isto torna uma linguagem confiável visto que o programador sabe que se algo estiver fora dos padrões ao menos a própria linguagem efetuará o tratamento, sendo mais simples ainda a manutenção desses códigos.
1.2 Facilidade de Aprendizado
As linguagens devem ser de fácil entendimento. Uma Linguagem que oferece várias formas para se fazer o mesmo procedimento acaba sendo confusa para o programador que desconhece todos os seus meios e, portanto não entende o código de outros programadores por não conhecer todos os métodos daquela determinada linguagem que leva ao mesmo resultado.
2.4.3 Portabilidade
A portabilidade é a características chave na escolha de uma linguagem de programação para desenvolver um projeto. Um projeto desenvolvido com uma LP que possa ser distribuído em diversas plataformas sem a necessidade de reescrever ou adapta-lo tem uma enorme vantagem sobre outras que não tem esta característica.
2.4.4 Legibilidade
Esta propriedade refere-se a facilidade com que o programador enxerga seu código-fonte. As linguagens começam a se tornarem confusas a partir do momento em que seus códigos não seguem um fluxo de raciocínio, fazendo com que o analista se perca facilmente caso pretenda acompanhar como está sendo feito um procedimento.
2.4.5 Reusabilidade
Esta propriedade visa o reaproveitamento do código-fonte sendo desnecessário