TRABALHO LABORATORIO DE FLUIDOS
Engenharia Mecânica
Laboratório de Fluidos - N2
Jéssica de Paula Tadeu Medrado - 2010019029
Roger Fernando Mendes da Cruz - 2008017936
Demétrio de Oliveira Silva - 2008017383
Calibração do Coeficiente de Descarga de um medidor Venturi
Belo Horizonte, 19 de fevereiro de 2014
1INTRODUÇÃO
Vários assuntos relacionados à mecânica dos fluidos utilizam os termos vazão Q e velocidade média V. Para medir tais quantidades, existem vários tipos de medidores disponíveis, conforme descreve FOX et al. ao citar os métodos diretos, medidores de vazão de restrição para escoamentos internos, medidores de vazão lineares e métodos transversos. O medidor Venturi é um método classificado como medidor de vazão de restrição para escoamento interno, o qual baseia-se no princípio de aceleração de uma corrente de fluido através um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita, considerando a idéia de que a variação de velocidade leva a uma variação de pressão (FOX et al). São exemplos de outros medidores de vazão por restrição a Placa de Orifício e o Bocal Medidor.
A Figura 1 exemplifica um medidor de venturi, na qual é possível visualizar a seção de entrada do fluido de diâmetro D1 e a seção de garganta do medidor com diâmetro D2. Nota-se também a presença de um manômetro utilizado para comparar as pressões nos pontos 1 e 2.
Fonte: http://forum.lawebdefisica.com/threads/12055-Tubo-de-venturi
Figura : Exemplo de um medidor de Venturi
A Figura 2 apresenta características dos medidores tipo Placa de Orifício (Orifice), Bocal Medidor (Flow Nozzle) e Venturi.
Figura 2 – Características de medidores de vazão de restrição. (FOX, R. W., et al. Introduction to Fluid Mechanics. 8ª ed. John Wiley & Sons, Inc. p. 390.)
O Venturi apresenta vantagens sobre os demais modelos de medidores de restrição por sua geometria permitir uma rápida recuperação de pressão e, consequente baixa perda de