Trabalho
CAMPUS CANOAS – RS
DISCIPLINA ANALISE DE PARAMENTROS PARA INDICADORES AMBIENTAIS
PROFESSORA TANIA RENATA PROCHNOW
Vidrarias, medidas de volumes.
CELOMAR RAFFAELI RODRIGUES JUNIOR
CANOAS
Abril de 2012
1. INTRODUÇÃO
Este experimento tem como objetivo observar os erros volumétricos nos frascos quando feitas as transferências das substâncias entre os mesmos, obtendo diferenças volumétricas. Os erros são decorrentes de dois principais motivos: erros volumétricos nos próprios frascos e por falhas técnicas. Normalmente, esses erros ocorrem por os frascos não possuírem a calibragem adequada, pela diferença entre os mesmos e pela falta de experiência do profissional na manipulação.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
- Água destilada; - 1 copo de béquer (50ml); - 1 frasco de erlenmeyer (50ml); - 1 proveta (50ml); - 1 bureta; - 1 suporte para bureta; - 1 agarrador de condesador.
2.1 Foi adicionado 50ml de água destilada no copo de béquer. 2.2 A água foi transferida do copo de béquer para o frasco de erlenmeyer. 2.3 Foi observado anotado o volume lido. 2.4 Foi transferida a água do frasco de erlenmeyer para a proveta. 2.5 Foi observado e anotado o volume. 2.6 Foi montada a bureta no suporte. 2.7 Foi preenchido com água destilada o espaço da bureta até o início da graduação. 2.8 Foi observado e anotado o volume.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
3.1 Ao transferir o liquido do copo de béquer para o frasco de erlenmeyer é notada a diferença volumétrica, porém, no frasco de erlenmeyer não há medidas menores, somente em dezenas, causando assim uma dificuldade na leitura do erro. 3.2 Na transferência do líquido do frasco de erlenmeyer para a proveta, foi possível fazer uma leitura mais clara, notando assim, um erro