“A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.docx transferido com sucesso
1975 palavras
8 páginas
I - APRESENTAÇÃO A PALAVRA CHAVE É INCLUSÃOUm dos deveres do Estado é oferecer o ensino gratuito a todos os alunos, sem distinção alguma. Entretanto, na prática, não é bem assim que funciona. As crianças com necessidades especiais geralmente não conseguem ingressar no ensino regular, pois a maioria das escolas ainda não se adaptou para recebê-las. Ou seja, prega-se tanto sobre a inclusão, mas na realidade o que ocorre é exclusão.
Somente um esforço conjunto do governo, sociedade e sistema de Ensino poderão gerar avanços significativos para que esse quadro possa mudar.
“A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” é um exemplo desses avanços. Essa ação do Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial tem como principal objetivo constituir políticas públicas que promovam educação de qualidade para todos os alunos.
A ordem é Inclusão!
II – MARCOS HISTÓRICOS E NORMATIVOS
A exclusão sempre esteve presente no Sistema de Ensino, refletindo a própria imagem da sociedade, que distinguia ainda mais do que hoje, as pessoas de acordo com fatores raciais, intelectuais, financeiros e sociais.
Mesmo após a democracia, que buscou universalizar o acesso à escola, a questão da exclusão continuou presente: os alunos eram distinguidos de acordo com as características intelectuais, lingüísticas, físicas, culturais, e sociais.
A Educação Especial foi criada como um atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum com a criação de instituições especializadas, escolas e classes especiais. Algumas Instituições especializadas para ao atendimento às pessoas com deficiência no Brasil: · Instituto Benjamin Constant (IBC), criado em 1854 no Rio de Janeiro
· Instituto Nacional da Educação dos Surdos (INES), criado em 1857 no Rio de Janeiro
· Instituto Pestalozzi , criado em 1926, instituição especializada no atendimento ás pessoas com deficiência mental
· Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE),