resumo romantismo 1° geração
O romantismo no Brasil se inicia com o lançamento do livro “Suspiros poéticos e saudades” de Gonçalves de Magalhães, em 1836, que durou 45anos.
De início era apenas um estado de espírito, mas depois se torna um movimento de espírito romântico, para os românticos, o mundo real é sempre frustração de suas idéias e sonhos. O romantismo retrata os sentimentos mais profundos que são transmitidos através do autor, que simboliza o que sente de maneira bela e melancólica.
A mulher para os românticos é sempre inacessível, virgem, angelical e até mesmo sensual.
A opinião própria (subjetividade) e a emoção são as principais marcas do romantismo, que foi de suma importância para o crescimento do romantismo.
Principais autores: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.
Suas principais características são: Subjetivismo, Sentimentalismo, Nacionalismo, ufanismo, Religiosidade, A idealização da realidade, O culto à natureza, A idealização da Mulher.
Subjetivismo: a vida do autor em destaque, a poesia conta a sua forma de ver e sentir o mundo.
Sentimentalismo: os sentimentos do autor entram em foco, ele passa a explorar sentimentos comuns como paixão, cólera, amor entre outros.
Nacionalismo/ Ufanismo: surge a necessidade de mostrar a cultura brasileira, os autores sua cultura seus jeitos livres dos traços europeus.
Religiosidade: a produção não usa apenas a fé católica mas também da espiritualidade, expressando a presença de um ser divino e superior no seu ambiente natural.
Idealização da realidade: os fatos, as aparências dos costumes eram muito superficiais, dessa forma o sonho e o desejo invadiam o mundo real trazendo uma descrição romântica e mascarada dos fatos.
Culto à natureza: com a busca de uma naturalidade brasileira surge o culto ao natural, passa-se então a observar o ambiente como algo divino e puro. Idealização da mulher: a mulher era a porta para o romantismo, a fonte de toda a inspiração.