Qualidade de vida
- relação interpessoal: são obstáculos a concorrência, competição, comunicações virtuais e as mudanças comportamentais.
- jornada de trabalho excessiva: deixa o empregado mais estressado, cansado, hipertenso e desmotivado, além dos prejuízos nas relações familiares e de amizades.
- iluminação inadequada: maior fadiga visual e geral; cefaléias (dores de cabeça); maior risco de acidentes; menor produtividade/qualidade; ambiente psicologicamente negativo; cansaço físico e mental.
2. O que significa Qualidade de Vida?
Qualidade de vida tem função abstrata, possui significados diferentes para pessoas, situações e locais, sendo vários os conceitos existentes. O termo foi mencionado pela primeira vez por Pigou em 1920 em um livro sobre economia e bem-estar.
QV é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano, não inclui apenas fatores relacionados à saúde, como bem-estar físico, funcional, emocional e mental, mas também outros elementos importantes da vida das pessoas como trabalho, família, amigos, e outras circunstâncias do cotidiano.
3. De que forma a gerência de um serviço pode contribuir para promover a Qualidade de Vida do trabalho.
Dos empresários modernos exige-se não apenas o conhecimento econômico, técnico e financeiro, mas também um comportamento interpessoal e a compreensão das pessoas com quem se relacionam. Para compreender as pessoas, é necessário colocar-se no lugar do outro; compreender o comportamento do outro; ser sensível à comunicação não verbal; ver, ouvir e sentir o que está sendo dito; ser autêntico, sem magoar o outro; manter debates abertos; elucidar e desenvolver ideias; compartilhar informações; usar dados reais como base para decisões; decidir consensualmente
O trabalho em equipe tem efeito positivo tanto nos resultados organizacionais, como nos resultados de satisfação