Analise de investimentos
1. Os Tipos de Investimentos
1.1. Conceito de Investimento
Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Generalizando, então, de forma simples, um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro.
1. 2. Os Tipos de Investimentos
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimento: a) Investimentos públicos: são os recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. b) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. c) Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
1.3 A importância dos Investimentos
Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações. Para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB). A sobrevivência das organizações a longo prazo está condicionado ao volume de investimentos realizado por elas, influenciando em pelo menos dois aspectos:
1) Expansão das organizações: as organizações têm por objetivo crescer expandir seu mercado consumidor, de forma a poder