Qualidade de vida no trabalho
1. Quais as recomendações para se promover a saúde e qualidade de vida no trabalho?
Ter uma visão ampla e sistêmica: ver os aspectos físicos, psicológicos, sociais e organizacionais de forma integrada (enfoque biopsicossocial); compreensão abrangente e comprometida com as condições de vida no trabalho; incluir aspectos de bem-estar, saúde e segurança física, mental e social, capacitação para realizar tarefas com segurança e prazer no trabalho.
2. Qual o papel do psicólogo organizacional na prevenção do estresse ocupacional?
O psicólogo pode criar programas de gerenciamento do estresse (diagnóstico do estresse, orientações e encaminhamentos, palestras e seminários sobre estresse), pode criar uma infraestrutura antiestresse (salas antiestresse, de repouso e silêncio), promoção da saúde mental (psicoterapias, grupos de reflexão e aprimoramento pessoal).
3. Quais as conseqüências que podem advir do estresse ocupacional? Sintomas físicos: pressão alta, doenças; Psicológicos: ansiedade, depressão, irritabilidade, fadiga; Comportamentais: desemprego, agressividade, absenteísmo, drogas, álcool;
Qual a importância das pesquisas de clima organizacional para a gestão de pessoas?
O clima organizacional gera satisfações e insatisfações, influenciando o comportamento das pessoas, com reflexos na totalidade da organização, sobretudo em sua produtividade. A gestão estratégica de pessoas deve considerar uma dimensão integrada e complexa da organização e das pessoas que a compõem, inseridas em um contexto, para atuar em eixos como: atração e retenção de pessoas; estilos de liderança; motivação e colaboração em equipes plurais; comprometimento organizacional; mudança organizacional e inovação.
9. Qual a importância do plano de comunicação e divulgação da pesquisa de clima organizacional? As pesquisas de clima permitem: identificar interesses, motivações, percepções, sentimentos e atitudes de pessoas e grupos em relação à organização;