QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
FACULDADE DA AMAZÔNIA-FAAM
PROJETO DE PESQUISA
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Belém- PA
OUTUBRO /2011
ELISSANDRA LOPES RAMOS
PAULA PASSOS FERNANDES DE CARVALHO
RAQUEL OLIVEIRA NASCIMENTO
SUELEN MAURIANY DE ALMEIDA NUNES
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito para a conclusão do curso de Pós-Graduação MBA em Gestão e Recursos Humanos, do INSTITUTO CARREIRA PÓS- GRADUAÇÃO FACULDADE DA AMAZONIA - FAAM.
BELEM-PA
OUTUBRO- 2011
I - Justificativa
Vivemos hoje um momento de transição que se reflete na busca pelo aumento da competitividade organizacional, um desafio que pode ser apontado como um dos responsáveis pela necessidade da Qualidade de Vida no Trabalho - QVT. Neste contexto, é importante as organizações pensarem em sedimentar suas habilidades e potenciais para aderir ao novo conceito de trabalho, bem como os desafios a ele inerentes.
Para tanto, é preciso falar em qualidade de vida no trabalho, ressaltando-se, sempre, a abordagem deste assunto como questão de competitividade organizacional. Portanto, é perfeitamente pertinente e muito relevante o desenvolvimento do ser humano como ser multidisciplinar, reconhecendo suas mais variadas e amplas necessidades, que traz consigo sentimentos e aspirações, criando expectativas, como: valorização do colaborador, melhorias no ambiente de trabalho, crescimento profissional e outros. Então, é preciso que deixemos de lado aquela idéia de que o homem trabalha tão somente para a obtenção do salário, negando seus sentimentos, que não se frustra com a falta de crescimento, que não se aborrece com o total descaso dos seus superiores que apenas lhe cobram a tarefa, que lhe negam o acesso às informações, que o tratam apenas como uma peça a mais no processo de produção.
Alcançar a qualidade de vida é