gaora
372 palavras
2 páginas
ATD1 – Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna
Na antiguidade a ação de educar ficava á cargo da pessoa mais velha (exemplo os pais) que transmitia suas experiências sua herança cultural aos filhos e aos jovens com a preocupação de prepará-los para a vida.
(Manacorda) A educação se inicia no período histórico da antiguidade mais precisamente na corte da antiga Mesopotânia no Oriente Médio e se estende para Grecia e Roma.
(Manacorda) O primeiro modo de educar e as primeiras escolas já visaram a manutenção das classes dominantes no poder. Já na Grécia e Roma antiga procurou aliar a formação do cidadão ao modo que ele pudesse dominar tanto a escrita quanto as táticas de Guerra. Com a queda do Império Roma no Ocidente um longo período de guerra e de destruição se estendeu por todo continente que atualmente conhecemos como Europa até o século X a chamada idade média.
Durante toda idade média a igreja católica foi responsável por conservar, organizar, produzir e difundir o conhecimento da época. É a igreja católica que produz a Escolástica (ideia de Platão) Ratio Studiorum conhecimento da época. Para instruir os preceptores Jesuitas sobre a natureza e obrigações da função de preceptores Ratio Studiorum 467 regras.
Entre o século XV e XVIII começa a se opor aos princípios sistematizados pela educação da Companhia de Jesus no Ratio Studiorum e cofigurar o campo de estudos que será dominado Didática.
Na idade moderna que surge as primeiras publicações sobre a didática.
(Comênio) pastor primeiro referencial histórico no campo da didática e (Ratke) memorial Frankfurt reforma de ensino da lingua, reforma de instrução pública e reforma política e religiosa. Assim percebeu –se que a educação poderia contribuir para o crescimento econômico das nações. Assim todas as crianças seriam instruídas na leitura, escrita,cálculos. E m 2008 propõe-se o primeiro professor para vários alunos sendo com um custo menor e mais alunos no mesmo grupo.
Não se desenvolve