Qualidade de vida no trabalho
Observa-se que, que no devido fenômeno ocorrido na comunicação, na tecnologia e entre outros houve uma grande preocupação em melhorar a qualidade de vida no trabalho, varias formas de melhoria foram surgindo mais não sabemos ao certo qual a mais eficaz e como introduzir um programa dentro de nossa empresa para que o desempenho e a qualidade de vida andem lado a lado.
Qualquer empresa que adota métodos de qualidade de vida tem aumento de lucros comprovado, pois se não temos qualidade em nosso trabalho a rotina se torna cansativa, surge o estresse e a convivência no ambiente de trabalho acaba por prejudicar o meio de produção e consequentemente levará a demissão e transtornos para ambos os lados. É para isso que elaboramos um trabalho que discutirá qualidade de vida no trabalho e Higiene no Trabalho visando beneficiar a todos de um modo prático e lucrativo.
2. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E HIGIENE NO TRABALHO E SEUS OBJETIVOS
Definir qualidade de vida no trabalho não é tão fácil assim, é mais fácil resumir qualidade de vida em um modo de como as pessoas vivem, ou seja, bem-estar.
O proposito de um programa de qualidade de vida no trabalho é encorajar e apoiar hábitos e estilos de vida que promovam a saúde e bem estar entre todos os funcionários durante toda sua vida profissional.
Segundo Michel (2001, p.89), para que possa haver mudanças referentes à qualidade de vida no trabalho tem que estar garantidas as seguintes condições:
Reconhecimento da necessidade de mudança – sem haver uma vontade expressa de mudar, tendo em conta a obtenção de uma melhoria das condições de trabalho, tal não é possível;
Cooperação nas relações profissionais inter-hierárquicas – a informação, bem essencial de qualquer organização, deve circular-nos vários níveis querem horizontais, querem verticalmente;
Implicação dos trabalhadores no processo de melhoria contínua – a empresa passa a ser vista como um bem comum – e não uma entidade abstrata