quadro sequencial da historia da psicologia
Quadro seqüencial da historia da psicologia: A história da psicologia teve inicio na Grécia 2000 a.C. Esta ligada á necessidade do homem de compreender a si mesmo. Idade antiga (homem e mente dominados pelos Deuses da natureza); deus sol, deus lua, deus da chuva, deus do vento, etc..
Grécia e seus filósofos: Sócrates introduziu o conceito de RAZAO. Mente e corpo separados, sendo que o cérebro controla o corpo, para ele, o que distingue os homens dos outros animais é a razão.
Platão discípulo (= aluno) de Sócrates.
O termo platônico vem da atitude contemplativa que Platão dizia ser necessária, no homem em olhar para dentro de si mesmo em busca de conhecimento. Mente e corpo separados, alma imortal e corpo mortal, quando o homem morre a alma fica livre para ocupar outro corpo.
Platão elaborou uma teoria gnosiológica (gnose = conhecimento), ou seja, uma teoria do conhecimento.
Aristóteles discípulo de Platão. Mente e corpo mortal, corpo e alma morrem, postulava que tudo o que cresce se reproduz e se alimenta possui alma. Estudou as diferenças entre a razão e a percepção da sensação. Pode ser considerado o primeiro tratado em psicologia.
Psico = vem de psyché= alma, logia = estudo, psicologia seria, portanto, o estudo da alma como conceito inicial. Surgindo o termo aristotélico, que afirmava a mortalidade da alma e a sua relação de pertencimento ao corpo.
Santo Agostinho inspirado em Platão, alma imortal e corpo mortal, a alma liga o homem a Deus, alma e corpo vivem juntos.
São tomas de Aquino , viveu a época do protestalismo, época da preparação do capitalismo com a revolução francesa e industrial na Inglaterra. Com essa crise surgiram duvidas dos ensinamentos da igreja. São tomas de Aquino acreditava que o homem se aperfeiçoa quando busca a Deus;corpo e alma vivem juntos e alma é imortal.
René descartes= matemático( alma e corpo separados) aprofundou-se nos estudos de fisiologia humana iniciada por