Psicologia da Aprendizagem
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE DE ENSINO I
PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Componentes do grupo:
ELENICE R. SOUZA FERREIRA RA: 7528594337
LUCIMARA PEREIRA DE SOUZA RA: 7534566529 PATRÍCIA HENRIQUETA NUNES RA: 7988707648 WARDIRENY DE PAULA MOURA RA: 6768403524
ATPS – Atividades de Práticas Supervisionadas apresentada como relatório para a Disciplina Psicologia da Aprendizagem, pelo Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera.
Profa. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
BELO HORIZONTE, 25 DE MAIO DE 2014.
RESUMO
O presente trabalho relata a consolidação da aprendizagem, com reflexões sobre a influência da Psicologia na aprendizagem e sua articulação com a Pedagogia e seus pontos importantes para o conhecimento. Conforme as pesquisas e analise das informações selecionadas sobre as teorias da Aprendizagem: Verbal Significativa, Genética e Sociocultural da Aprendizagem e do Ensino.
A Psicologia na importância para educação, pois ajuda o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades que possibilita a construção de saberes e fazeres docentes. Devemos conhecer as necessidades do educando para saber a realidade que o cerca para trabalhar diversas formas de educar conhecer visando o lúdico como alguns teóricos colocam em suas obras.
Quando o educamos transmitimos o conhecimento utilizando as teorias fundamentadas por Carl Rogers, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon e Emília Ferreiro. O professor tem a função que desempenhará a formação dos seus alunos no processo de ensino na construção da aprendizagem seja Significativa, Genética da Aprendizagem e Sócio Cultural. Ramificações que a psicologia aplica a educação e ao ensino.
Os pedagogos estão sempre em processo de ensino e aprendizagem em sala e nada está pronto, existem fatores que interferem no desenvolvimento cognitivo, motor, interpessoal e intrapessoal, existe uma troca de