Pós Graduada
O presente trabalho foi desenvolvido no Sistema Firjan dentro da Gerencia de Estudos Econômicos (GEE). Para melhor elucidarmos nossa atuação faremos um breve histórico da empresa e da área analisada. O Sistema FIRJAN é um importante parceiro das empresas do Estado do Rio de Janeiro na busca pelo desenvolvimento. As cinco organizações que o compõem oferecem soluções e serviços capazes de multiplicar a produtividade das empresas e melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
Juntas, FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, CIRJ - Centro Industrial do Rio de Janeiro, SESI - Serviço Social da Indústria, SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e IEL - Instituto Euvaldo Lodi, trabalham a fim de garantir uma posição de destaque para a indústria fluminense nos níveis político, econômico e social do cenário nacional.
O Sistema FIRJAN acompanha de forma permanente a evolução da economia brasileira, sobretudo, do Estado do Rio de Janeiro e a GEE (Gerencia de Estudos Econômicos), situada dentro da Diretoria de Desenvolvimento Econômico é responsável pela geração de pesquisas e posicionamentos técnicos de interesse da Indústria Fluminense, e de debate nacional, que possam promover o setor e o desenvolvimento socioeconômico do Estado e seus municípios.
Dentro deste contexto organizacional, a GEE destaca-se como uma área estratégica sobre a conjuntura econômica nacional e do Rio de Janeiro e as atividades desenvolvidas projetam visibilidade a área e requerem confiabilidade nas informações fornecidas, uma vez que norteiam o mercado econômico. Partindo desta realidade, surge a necessidade de uma intervenção ergonômica provocada pelo desencadeamento de doenças ocupacionais como LER/DORT. Na maior parte dos casos, a demanda surge de desajustes observados pela própria empresa em algum dos seus setores, como por exemplo: a elevação do número de faltas ou horas extras; a alta rotatividade de mão-de-obra; os gargalos de